Índice:
Nomes alternativos
Definição
Causas, incidência, e factores de risco
Prevenção
Sintomas
Sinais e testes
Tratamento
Expectativas (prognósticos)
Complicações
Chamando seu fornecedor do cuidado de saúde


Nomes alternativos:
infecção crónica da fistula; sinusite crónica


Definição:
Uma infecção e/ou um prolongamento ou recorrente dos sinuses da cabeça.


Causas, incidência, e factores de risco:
Os sinuses são aberturas nos ossos em torno do nariz. Há 4 pares dos sinuses conectados à cavidade nasal por aberturas pequenas. Normalmente o ar passa dentro e fora dos sinuses, e do dreno do mucos e do líquido dos sinuses no nariz.

A sinusite crónica é muito menos comum do que a sinusite aguda . Afecta aproximadamente 1 de 1.000 povos. Alguns povos nunca começam a sinusite, e outros desenvolvem a sinusite frequentemente. Quando a sinusite retorna frequentemente, ou dura por um período de tempo prolongado, está classificado como crônico. A sinusite crónica pode ter sintomas mais ou menos severos do que a sinusite aguda, e pode consequentemente ser intratável por períodos de tempo longos. Isto pode causar os danos e a destruição aos tecidos dos sinuses. A sinusite crónica pode alargar-se acima espontaneamente ou pode seguir infecções respiratórias tais como constipações .

Sinusite ocorre quando não ha drenagem, a colecção do pus em um ou em mais dos sinuses. A obstrução do nariz causa frequentemente a sinusite porque o líquido é incapaz de drenar fora dos sinuses. A rinite alérgica ou as infecções respiratórias virais são causas comuns da sinusite aguda, mas se persistirem ou retornarem podem conduzir a sinusite crónica. Um septo nasal desviado ou a outra obstrução do nariz podem também prender o líquido em um sinus, causando a sinusite crónica. O líquido prendido no sinus pode então tornar-se infectado com bactérias, vírus, ou fungos. As infecções dentais tais como o abscesso do dente podem espalhar no sinus e infectalo directamente.

Os resultados da inflamação próprios da dor ou da pressão dentro dos sinuses da acumulação de líquido que não foi drenado.


Prevenção:
O uso dos descongestantes durante infecções respiratórias superiores pode reduzir as possibilidades de se tornar em sinusite. Os pulverizadores nasal de Descongestante devem somente ser usados por períodos de hora curtos de evitar o risco de piorar o congestionamento (" rebound ").


Sintomas:
Os sintomas podem persistir por 3 meses ou mais.


Sinais e testes:
A percussão sobre um sinus mostra a sensibilidade. Transiluminação (examinação brilhando uma luz de encontro ao sinus) pode indicar a sinusite.

Um CBC mostra a infecção crónica. Uma cultura da drenagem dos sinuses pode mostrar bactérias, um vírus, ou o fungo. Raios X do sinus ou da cabeça ,
varredura cranial de CT , ou sinusite da mostra de MRI ou thickening cranial das membranas do sinus.


Tratamento:
Os objectivos do tratamento são a cura da infecção e o relevo dos sintomas.

Os antibióticos são dados se a infecção for bacteriana. Lá pode necessitar estar uns cursos repetidos dos antibióticos. Os descongestantes orais podem ajudar na drenagem do sinus. Os descongestantes tópicos devem ser usados somente se os sintomas são agudos e devem ser parados o mais cedo possível porque o uso crónico ou a longo prazo pode causar mais danos. Os analgesicos
over-the-counter podem ser usados para controlar a dor. Também, o guaifenesin feito o exame com quantidades grandes de líquidos pode ajudar a diluir o mucus de modo que possa drenar mais fácil dos sinuses.

A cirurgia para limpar e drenar os sinuses pode ser necessária. O reparo de um septo desviado ou de uma obstrução nasal pode impedir o retorno da sinusite crónica. A cirurgia para reabrir as aberturas naturais do sinus ou para criar uma abertura artificial no sinus (Caldwell-Luc) pode ser precisa.
Evite extremos da temperatura porque a mudança repentina na temperatura aumentará a dor do sinus. Evite de se inclinar com a cabeça para baixo porque geralmente aumenta a dor.

Use um humidificador ou um vapor para aumentar a humidade na área do nariz e do sinus. A humidade dilui o mucos e permite que drene melhor. Beba em abundância líquidos para aumentar a humidade dentro de seu corpo.


Expectativas (prognósticos):
As infecções crónicas do sinus são geralmente curáveis mas podem requerer tratamento prolongado. Tendem a retornar, particularmente se as condições subjacentes tais como obstruções nasais não corrigidas.


Complicações:


Chamando seu fornecedor do cuidado de saúde:
Atendimento para uma nomeação com seu fornecedor do cuidado de saúde se os sintomas indicarem sinusite crónica.

Atendimento para uma nomeação com seu fornecedor do cuidado de saúde se os sintomas agudos da sinusite não melhorarem com tratamento.